sábado, 27 de março de 2010

Princípio da Centralização - POWERHOUSE


Os exercícios de Pilates requerem suporte e controle do tronco em conjunto com os movimentos dos membros, concentram-se em fortalcer o centro, estabilizando o tronco e proporcionando boa postura, além de contribuir para a prevenção de dores e possíveis lesões. Joseph Pilates denominou Powerhouse (casa de força) o conjunto dos músculos do centro de força do nosso corpo localizados no tronco. Os principais músculos são os abdominais. Toda a energia para os movimentos do Pilates parte do Powerhouse e é 'irradiada' para as extremidades, por isso devemos acioná-lo em todos os exercícios.

12 comentários:

  1. Conforme você está dizendo neste post posso pensar que consigo uma barriga de "tanquinho"?
    Priscila

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Priscila! Você consegue uma barriga "tanquinho", mas será um resultado de frequência e dedicação da prática + alimentação balanceada + exercício aeróbico. O Pilates te dará sim uma barriga "sarada", os músculos abdominais sem dúvidas são os mais trabalhados, só que antes deles vem o tecido adiposo, mais superficial, portanto, se você já tem boa alimentação e treinamento aeróbico, ou ainda, tem uma genética favorável, só precisará adicionar o Pilates para conseguir atingir o seu objetivo. Boa prática!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Myra,
    Eu faço um treinamento para correr a meia maratona no meio do ano e gostaria de saber como o pilates poderia acrescentar no meu treinamento e na melhora do resultado.
    Muito obrigada.
    Monica

    ResponderExcluir
  4. Não tem jeito. Tenho que fechar a boca e vou experimentar ter constancia nas minhas aulas de Pilates. Obrigada!
    Priscila

    ResponderExcluir
  5. Oi, Monica

    É possível desenvolver com o Pilates tanto a força muscular como o aumento da flexibilidade, sem prejuízos articulares e ainda, aumentar o desempenho atlético de uma forma segura. O equilíbrio entre o desenvolvimento da força e da flexibilidade possibilita um funcionamento muscular econômico e eficiente, sem sobrecarregar articulações, diminuindo o risco de lesões.
    Alongar-se é importante para qualquer um, para um atleta mais ainda, mesmo que for atleta de "fim de semana".
    Não existe a menor necessidade de grandes amplitudes articulares para que se alcance um alongamento eficiente, pelo contrário, a precisão e o controle corporal conseguidos com a prática de Pilates aumentam a consciência do próprio corpo e de seus limites.
    Intercalada com os dias de treinos mais intensos, a prática de Pilates pode contribuir muito para relaxar tensões, reequilibrar grupos musculares altamente solicitados durante a corrida e, em contrapartida, estimular outros que são geralmente pouco trabalhados durante os treinos específicos.

    fonte: http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=3772

    Qualquer dúvida mais específica é só perguntar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anne

    Obrigada!Veja bem, a combinação do Pilates com o RPG para quadros de lombalgia é a mais perfeita dentre todos os tratamentos, mas primeiramente tem que haver um cuidado de não fazer os dois no mesmo dia, sempre alternando.Ambos atuam na reeducação postural, o RPG como objetivo principal e o Pilates como consequência, ambos trabalham juntamente com a respiração, e também atuam diretamente no trabalho muscular, só que a principal diferença é que o RPG trabalha com posturas estáticas e o Pilates com movimentos sincronizados que englobam todo o corpo, ou seja, a combinação perfeita para recuperar a boa postura, realinhar seu centro e a coluna vertebral, eliminando as dores na lombar.

    Experimente!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Myra!
    Parabéns pelo Blog e pela dedicação à Fisioterapia e em especial ao Pilates.
    Que sua vida seja plena de realizações e bênçãos.
    Um upa e um bj da prima.

    ResponderExcluir
  8. Amigaa,
    gostei so seu blog! è uma maneira muito bacana de divulgar e tirar dúvidas sobre o Pilates!! Cada dia gosto mais disso tudo!! mto bom mesmo aprender essa movimento.. essa conciência corporal que o Pilates nos aprende a ter!!
    Parabéns..
    bjinhoss Má

    ResponderExcluir
  9. Myraa! vc é demais! sabe tudo! tá arrasando o blog!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Tanicéa,

    Obrigada pelos elogios e pelos votos!!

    bjssssssss

    ResponderExcluir
  11. Marina,

    Que bom que gostou!
    Bem-vinda ao blog!!
    Bem-vinda ao Pilates!!!

    Bjsssss

    ResponderExcluir
  12. Gigi,

    Brigadaaa!!!Quanto elogio!Adoro!!!

    bjss

    ResponderExcluir