domingo, 4 de abril de 2010

Princípio da Fluidez



Os exercícios de Pilates envolvem muitos grupamentos musculares trabalhando simultanemente, juntos, em harmonia ou oposição. A essência dos movimentos contidos nesses exercícios é a graciosidade e a fluidez, por isso, parte da diferenciação do Pilates vem deste princípio. Devemos evitar movimentos mecânicos, rígidos, não muito rápidos e nem muito lentos. Controle, precisão e suavidade, sim, são tarefas primordiais para a execução de um exercício, é como se fosse uma dança coreografada. Cada exercício prepara o corpo para o próximo, de modo que, durante a finalização do movimento, o seguinte já está sendo iniciado. Mesmo quando a instrução do professor seja esperar alguns segundos em uma posição, esta espera não chega a ser um tempo de parada, ao contrário, serve para enfatizar um alongamento extra, um prolongamento ou pequenos movimentos contínuos.

8 comentários:

  1. Myra!!!que saudade!!!vc ta por onde???no Rio ou em Campos???
    eu quero fazer pilates!!!!
    beijosssss Isabela Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos conteúdos e pelas ilustrações. Neste último você arrasou colocando esta bailarina!
    Marina

    ResponderExcluir
  3. Oi, Isabela

    Saudades de você também!!!Eu estou no Rio, e você? Vamos fazer uma aula de Pilates?É só ligar que marcamos.

    bjssss

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, Marina! Que bom que gostou do blog, seja bem-vinda!

    Namastê

    ResponderExcluir
  5. Oi minha Linda!!!
    Estou muito feliz pelo seu Sucesso...
    Vc merece, continue assim...
    Tenho muita saudade de vc e espero ve-la bem próximo p/ abraçá-la pessoalmente.
    Um beijão e muito carinho da sua
    Dinda Carminha

    ResponderExcluir
  6. Oi Proffi! Estou muito orgulhosa e feliz por ser sua aluna. Pois, tudo que aprendo com o Pilates em suas aulas, me faz ter uma postura melhor no trabalho e até mesmo na vida pessoal, com uma satisfação maior com meu corpo e mente.
    O Pilates me faz muito bem, e o seu carinho também.
    Bjs carinhosos, Renata Fonti

    ResponderExcluir
  7. Dinda Carmiiiinha, que bom vê-la aqui no meu blog!!!! Muitos beijos pra você. Saudades!

    ResponderExcluir
  8. Renata, minha aluna tão disciplinada, linda e avançada! :)

    Orgulhosa me sinto eu de tê-la como minha aluna e de me fazer gostar ainda mais da minha profissão!Você me faz bem também,é muito querida e é sempre um prazer preparar aulas para você.

    Obrigada!!!

    bjokasssss

    ResponderExcluir