segunda-feira, 12 de abril de 2010

Princípio da precisão


A precisão do movimento é um fator muito importante. Manter a correta colocação das partes do corpo é fator determinante para nossa saúde e bem-estar, e está intimamente relacionada com o alinhamento postural. Para que isso aconteça, a mente deve estar alerta a cada movimento, o praticante deve estar atento a cada instrução que o professor passar para cada exercício. A essência desse princípio está em entender que o mais eficaz é utilizar-se de poucas repetições de cada exercício e uma execução com qualidade. Também devemos entender que a precisão deve ser mantida para evitar o risco de lesão.

5 comentários:

  1. Mira,fiquei muito feliz de saber que você está tão empenhada na prática de uma fisioterapia que vá de encontro a levar a pessoa a adquirir uma boa consciência corporal, pois só assim para realmente ocorrer a resolução de tantas alterações físicas desde sua origem e não só os efeitos. Essa é a verdadeira fisioterapia, que vai de encontro a causa dos problemas, contribuindo para a melhora do ser como um todo.
    Parabéns! Felicidades! Vá em frente!
    Com grande carinho,Teresinha(lembra de mim? fisio de Campos) Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Depois que o Pilates caiu no gosto das estrelas de tv e do show business ( Madonna é sua maior garota propaganda )virou modal O bom é que desta vez a prática deste modismo traz milhões de benefícios . Faço Pilates e amo. Por que ao contrário dos exercícios de ginástia comum e musculação em que se fazem muitas séries com enormes quantidades para serem eficazes, no Pilates só se faz 10 de cada exercício?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Terezinha!!!

    Quanto tempo não a vejo!!!Que bom que gostou, fico feliz e agradeço muito os elogios vindos de você que tanto admiro, muito obrigada mesmo. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane,

    Que bom que ama praticar o Pilates. O número de repetições realmente é 10(dez), mas isto não impede que você passe desse número. O que acontece é que em primeiro lugar o Pilates trabalha com qualidade de movimentos que englobam muitas partes do corpo em seus exercícios, o foco é o "todo" e não um músculo isolado. A partir daí percebemos que o objetivo/resultado não é a hipertrofia muscular,como na musculação, que foca em um grupamento muscular "isolado" e faz-se muitas repetições para aumentar o volume desses músculos. Também não é preciso trabalhar com mais de 10 repetições pois no Pilates há uma infinidade de variações de um mesmo movimento do seguimento, com troca de posiçoes/acessórios. Eu particularente trabalho com o máximo de 10 repetições.

    Qualquer outra dúvida fique ä vontade! Desculpe a demora em te responder.

    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Oi irmaaaa!!!!
    Tudo bem?Eu passei para dizer que o seu blog esa lindo,eu adorei.Sabia que agora eu estou fazendo pilates?A minha primei aula foi hoje (20/05),e eu adorei achei muito legal.Mamae enviou fotos para o seu e-mail,as fotos que ela tirou de hoje na aula.
    Mamae esta te mandando um beijao e eu uma beijoka!
    Te amo muito,Yasmin

    ResponderExcluir